Photographie

RUI PIRES – Exposition « Cultiver une culture de la paix »

Dans le cadre des célébrations du 70e anniversaire de l’UNESCO, le 31 octobre a été inaugurée à Paris l’exposition CULTIVATING A CULTURE OF PEACE, « Cultiver une culture de la paix », une affichage mural d’une sélection de 18 photographies d’artistes nominés pour le prix Alfred Fried de la photographie. Le photographe portugais RUI PIRES est présent avec 3 clichés, qui sont extraits de sa série de photos intitulée « Momentos Rurais ».
Les panneaux seront accrochés sur les grilles situées autour du Siège de l’UNESCO à Paris, du 31 octobre au 31 décembre 2014.
cultivating_a_culture_of_peace_19_20141105_1571186791

Esta fotografia já foi tirada em 2008. Perto do topo da Serra do Caramulo, sim, é Portugal em 2008. Nessa altura conheci este senhor, de seu nome António. Era surdo e praticamente mudo tambem. Levava todos os dias as suas vacas a pastar para os prados nos montes, uma vida simples de agricultor. Um dia, alguns familiares venderam-lhe as vacas sem ele saber. O António andou muito tempo à procura delas, até que lá lhe disseram que as vacas tinham sido vendidas e o dinheiro depositado num banco em Tondela. O António decidiu descer a aldeia e foi a pé até Tondela, onde se perdeu. Uma patrulha da GNR encontrou-o, e com as dificuldades evidentes em perceber de quem se tratava, ao fim de algum tempo lá descobriram e levaram-no de volta à sua aldeia. Ainda o reencontrei algumas vezes já sem as vacas, inundado de tristeza e desalento, no fundo eram a sua companhia. A última vez que soube dele, estava num lar, no Caramulo. No entanto, esta imagem foi uma das escolhidas para « enfeitar » a sede da UNESCO em Paris, na exposição « CULTIVATING A CULTURE OF PEACE », cuja inauguração, que decorreu em simultâneo com a exposição dedicada a Nelson Mandela, serviram para iniciar as comemorações dos 70 anos da UNESCO. De certa forma é curioso, o António à sua maneira cultivava diariamente a paz, sem o mediatismo do grande Mandela, mas cultivava. Acabaram « juntos » no mesmo evento pela paz.
(Rui Pires 8.11.14)

ruipires.fineart-portugal.com
www.facebook.com/RuiPiresPhotography

Commentaires

commentaires

Top Articles

Haut
error: Content is protected !!